Administrado pelo Dicastério para os Textos Legislativos, na pessoa do Prefeito D. Agnelo Rossi

.

Bula Pontifícia Auxilium Christianorum – Pela qual se cria a Arquidiocese de Maringá

 

CLEMENS, EPISCOPVS
SERVUS SERVORUM DEI 

BULA PAPAL
AUXILIUM CHRISTIANORUM

PELA QUAL SE CRIA A ARQUIDIOCESE DE MARINGÁ

Aos que virem este decreto, saudação e benção apostólica.

Da Cátedra do Príncipe dos Apóstolos, que por providência divina recebemos, nós, que sucedemos o Bem-Aventurado São Pedro, nos atentamos aos anseios e necessidades do povo de Deus espalhado por todo o orbe terrestre. 

Dado o crescimento exponencial da população, como também, as pendências pastorais locais, somos mais uma vez invocados a desempenhar este santo serviço, tendo por intenção principal a extensão do serviço pastoral daquilo que já vem sendo realizado neste imenso território, para o auxílio da igreja de Deus, que está no Brasil.

Por isso, no uso autoridade a nós imbuída, INSTITUÍMOS, DECLARAMOS E DEFINIMOS a criação da ARQUIDIOCESE METROPOLITANA DE MARINGÁ (Archidiœcesis Maringaënsis), no Estado do Paraná, no país supracitado.

A mesma província eclesiástica deverá ser instalada com todas as prerrogativas já previstas em nosso direito canônico. Todavia, é lícito instruir que o nome do escolhido para pastorear esta igreja particular estará sob sigilo, por desejo do Sumo Pontífice, guardado secretamente in pectore, até que se faça o conhecimento público através de uma nomeação, que futuramente deverá ser publicada. 

Dessa forma, chegando este decreto ao conhecimento de todos, suplicamos e exortamos a Igreja de Deus, presente em Maringá, a acolher esta grande notícia com expressa alegria, preparando assim a instalação com todo zelo necessário. Reforcem-se sempre mais, igualmente, as orações para que o Espírito Santo suscite aquele que há de conduzir o rebanho de Deus, porção que está no Paraná.

Rogamos a Deus, nosso Senhor, e a sua Santíssima Mãe Maria, o auxílio necessário para todos aqueles que colaborarão com este santo serviço.

Dado em Roma, junto a São Pedro, ao quarto dia do mês de setembro do ano de dois mil e vinte e três, primeiro de nosso pontificado.

CLEMENTE PP. IX
Summus Pontífex,