Bula Pontifícia Patriarchatus Latinus Hierosolymitanus – Pela qual se cria o Patriarcado Latino de Jerusalém

 
I O A N N E S,  E P I S C O P U S
SERVUS SERVORUM DEI
AD PERPETUAM REI MEMORIAM

BULA PONTIFÍCIA
"PATRIARCHATUS LATINUS HIEROSOLYMITANUS"

Pela qual se institui canonicamente 
Patriarcado Latino de Jerusalém

Do alto da cátedra de São Pedro, incube-nos dar respostas às demandas pastorais e missionárias da Igreja, que tem vocação para a universalidade. A Santa Mãe Igreja tem a necessidade de expandir cada vez mais os seus horizontes, em obediência ao mandato de Nosso Senhor: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15).

Ainda que, na realidade virtual, não hajam barreiras geográficas, em razão de sua flexibilidade, grande é a necessidade de organização, desta Sé Apostólica, em campos de atuação apostólica: as chamadas dioceses ou circunscrições eclesiásticas. Trata-se de uma tradição antiguíssima da Igreja mantida pelos Santos Padres.

Destarte, olhando para a realidade da Igreja nos dias atuais, urge implementarmos um bispado para além da Diocese de Roma, ainda que isso nos custe a multiplicação de esforços, com o propósito de melhor estruturarmos os quadros eclesiásticos de nossa Sé Apostólica.

Assim, dado o crescente desenvolvimento espiritual, pastoral e histórico da Igreja na Terra Santa e em conformidade com a tradição eclesiástica, após madura reflexão e considerando o bem das almas, DECLARO SOLENEMENTE, pela plenitude de nossa autoridade apostólica, A CRIAÇÃO DO PATRIARCADO LATINO DE JERUSALÉM.

Com efeito imediato, nomeamos SUA EMINÊNCIA REVERENDÍSSIMA DOM DIOFANTE CARDEAL AMBRÓSIO como o primeiro PATRIARCA LATINO DE JERUSALÉM, gozando de todos os direitos, privilégios e responsabilidades inerentes à sua dignidade patriarcal, sendo-lhe, ainda, concedida a prerrogativa de celebrar o Rito Latino das liturgias e sacramentos, preservando a tradição litúrgica latina.

Por fim, roguemos a Deus Todo-Poderoso, pela intercessão de Nossa Senhora de Jerusalém e de todos os santos patronos desta Terra Santa, que abençoe e ilumine este novo Patriarcado. Que o Espírito Santo guie o Patriarca e todos os fiéis a uma maior santidade e ao cumprimento fiel da missão evangelizadora em Jerusalém e além.

Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos dezoito dias do mês de janeiro de dois mil e vinte e quatro, primeiro de nosso pontificado.

+ IOANNES Pp. II
Pontifex Maximus