Carta Apostólica Communionem et Unitatem – Pela qual se constitui a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

CLEMENS, EPISCOPVS
SERVUS SERVORUM DEI 

A todos os que lerem esta Ereção lhes sejam concedidas todas as bênçãos, paz e graças.

Com a graça de Deus, procedemos à análise da situação dos Bispos residentes do Brasil. Simultaneamente, decidimos pela reinstalação e reabertura da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Atendendo ao pedido dos Bispos para a criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CLEMENTE IX pede para comunicar oficialmente a REABERTURA e ATIVAÇÃO da CNBB, com todos os direitos e deveres a ela atribuídos.

Nesse contexto, é com satisfação que no Congresso marcado com os bispos nos dias 11, 12 e 13 de setembro elegeremos o presidente interino da CNBB, incumbido de convocar os Bispos do Brasil para elaborar o Estatuto da CNBB, adaptado ao âmbito do Habblet Hotel. Exortamos todos os Bispos a viverem em comunhão e unidade com a CNBB, colaborando ativamente com a Nunciatura Apostólica Brasileira e tomando parte nas diversas Comissões Episcopais da CNBB.

Que esta decisão seja um marco de renovação e fortalecimento da nossa missão espiritual e pastoral no Brasil. Que a CNBB continue a ser um farol de orientação para a Igreja no nosso país.

Roma, 09 de Setembro de 2023.

CLEMENTE PP. IX
Summus Pontífex,