Constituição Apostólica Celebrationes Iubilae - Pela qual se promulga a I Edição do Livro das Celebrações Jubilares

 
CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA
CELEBARTIONES IUBILAE
PELO QUAL SE PROMULGA A I EDIÇÃO
DO LIVRO DAS CELEBRAÇÕES JUBILARES

IOANNIS PAULUS Pp. II
ROMANUS EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

A quantos lerem esta CONSTIUIÇÃO,
paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo
e fé na missão católica de pastorear o Povo de Deus.
 
1. Na alvora de um novo tempo dentro da Igreja do Habblet, experimentamos o estupendo completar do primeiro ano de fundação da nossa comunidade. Aos vinte e três de maio do ano da graça de dois mil e vinte e três, quatro dos nossos irmãos se reuniram para, sob impulso do Espírito Santo, reformar a comunidade que outrora havia se degradado a um apostolado de infidelidade evangélica, substanciado por prazeres pessoais e vontades próprias. A inquietude apostólica não nos deixa montar lar em lugares onde o próprio Cristo é vitimado quotidianamente, sobretudo quando Sua doutrina e Sua divina palavra são reduzidos à meras interpretações banais. Este não é o testemunho de uma comunidade cristã. É necessário, antes de comungarmos do Corpo e do Sangue do Cristo, sentarmo-nos e ouvi-lo dizer-nos palavras de vida eterna. Ainda mais, se faz justo tornar essas palavras de vida, tabernáculo e tesouro da entrega de um serviço desinteressado, alheio aos bens temporais. Não podemos testemunhas novamente tempos sombrios em que diversos de nossos irmãos se afastaram do Caminho, da Verdade e da Vida [1].

2. É bem verdade que ainda hoje colhemos alguns joios plantados outrora, sobretudo no que tange à experiência da unidade. Estes desejos impetuosos e desinteressados com o mandato evangélico ao longo deste ano nos fizeram experimentar o estrume de uma civilização pautada na discórdia e no descumprimento do mandamento maior do Cristo. O ardor evangélico faz-nos inquietos, como foram meus predecessores e aqueles que com eles caminharam. 

3. No hodierno, todavia, sanados os imbróglios aludidos, empreitamos a luta pela fé. A fé no Cristo faz-nos, necessariamente, amantes das Sagradas Escrituras, da Sã Doutrina Católica e dos Sagrados Ritos. Faz-nos, sobretudo, irmãos e irmãs, filhos e filhas caríssimos do Deus Altíssimo que em tudo se entrega a humanidade perpetuamente, por meio do Cristo, que nos inflama e encoraja com a esperança do Espírito.

4. Diante do exposto, é tempo de celebração. Celebrar a vitória sobre os interesses pessoais. Enaltecer o combate de nossos irmãos que, outrora, derramaram o sangue de sua vida a troco do Evangelho. Verdadeiros cristãos, fizeram-nos experimentar o mais suave sabor do Cristo Eucarístico, verdadeiro Corpo e Sangue que nos une em uma só mesa, para que sejamos um só povo em seu amor. 

5. Tendo isso em mente, determina que o Dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos elaborasse, com o devido zelo litúrgico, a I Edição do Livro das Celebrações Jubilares por ocasião da comemoração do primeiro ano de fundação da nossa comunidade. Portanto, com esta constituição PROMULGAMOS o aludido livro, que será usado unicamente nas celebrações dos dias vinte e dois e vinte três de maio do corrente ano. Contudo, aprovamos a utilização do formulário próprio disponibilizado no livro para celebrações votivas pela Igreja a serem presididas nestas datas, observando as rubricas e letras dispostas no diretório próprio. Autorizamos ainda a utilização desta edição para embasar as futuras celebrações jubilares subsequentes.

6. Certo da celebração dos santos mistérios, dignamente, convidamos novamente a toda Igreja Católica presente no Habblet Hotel para, com devida devoção, celebrar estas comemorações jubilares com animado ardor evangélico, donde brota o sentido de nossa presença no meio dos povos. Estabeleço por meio desta, para presidir a Solene Celebração Eucarística no dia da fundação, o Cardeal Enrico Rivera, proto-fundador e Camerlengo da Câmara Apostólica. Ele, rodeado por nossos proto-fundadores, nos darão o verdadeiro testemunho daqueles que, unidos à Cristo, vencem as trevas, à luz do próprio Senhor que guiou e guia os passos dos seus líderes.

Dado em Roma, junto de São Pedro, no dia 18 de Maio do Ano Santo da Fé de 2024, o primeiro de pontificado.

Ioannes Paulus Pp. II

[1] BONIFACIUS, Bula "Pseudoprophetae", 1. 3.