Bula Mater Aparecida Domus - Pela qual se declara a elevação do Santuário Nacional de Aparecida como sede da Nunciatura Apostólica para o Brasil

  

INNOCENTIVS, EPISCOPVS
SERVUS SERVORUM DEI

Ao dileto filho, Dom Eduardo Martinez Somalo, paz e bênçãos no Senhor.

Visto que Deus, Sapientíssimo, quis que os homens redimidos pelos dolorosos tormentos de seu filho Jesus Cristo fossem conduzidos à salvação eterna pelo maternais desvelos da Santa Igreja, também nós que por autoridade divina governamos o leme da sociedade cristã, com empenho nos dedicamos e insistimos a fim de que nos fiéis de Cristo haja condições propícias para fomentar a piedade e colher os frutos da redenção

Olhando para o povo brasileiro, que demonstra um grande carinho pela Virgem de Aparecida, após ouvir o parecer dos veneráveis irmãos do Colégio Apostólico, pedido a esta Sé Apostólica que na região daquela circunscrição eclesiástica onde Maria se faz esplendorosa de graças e sendo lá o coração do Brasil, se fundasse uma nova extensão, nós, após diligente consideração da ideia tendo ouvido nossos veneráveis irmãos cardeais da Santa Igreja Romana, suprindo o consenso daqueles que neste assunto se julguem ter algum direito com nossa autoridade suprema, resolvemos e determinamos quanto se seguem.

CONSTITUÍMOS o Santuário Nacional de Aparecida, sendo ele, a sede titular da Nunciatura Apostólica para o Brasil, onde o Núncio Apostólico estabelecerá seu domicílio canônico, edificará sua autoridade e ensinamento no templo que chama-se de Praetorium Nuntiaturae Apostolicae e ao qual com justa honra se elevará à Catedral. Concebemos os devidos direitos à igreja constituída bem como ao seu antístite a quem assumirá os encargos do oficio episcopal frente a esta.

Outrossim, analisando as necessidades que urgem nesta nova circunscrição da santa Igreja, vendo em ti, dileto filho, Dom Eduardo Martínez Somalo, Núncio Apostólico para o Brasil, deverá tomar posse, com uma solene celebração na qual deverá estar todo Episcopado brasileiro reunido, com a presença do Secretário de Estado da Santa Sé e o povo presente.

Por fim, rogamos a Virgem da Conceição Aparecida, aos santos todos e a milícia celeste, para que envolvam esta obra de evangelização e busca incessante por vocações para Mãe Igreja. Enviamos, com filial cuidado por esta igreja, nossa bênção paternal e saudação afetuosa.

Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos dezessete dias do mês de Junho do ano do Senhor de dois mil e vinte e quatro, primeiro de nosso pontificado.

+ Innocentivs Pp.