Bula Pontifícia Ordo Melitae – Pela qual se cria a Ordem de Malta

   

 BENEDICTVS, EPISCOPVS 
SERVUS SERVORUM DEI 

BULA PONTIFÍCIA
''ORDO MELITAE"

PELA QUAL SE CRIA A ORDEM DE MALTA

Ao venerado irmão, Diofante Ambrósio,  Cardeal-Bispo de Frascatti, 
eleito Grão-Mestre da Ordem de Malta, paz e bênçãos no Senhor! 
 
Pediste com afeto que fosse confirmado, com a autoridade da Sé Apostólica e colocado sob a proteção do Beato Apóstolo Pedro a Ordem Soberana Militar e Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta. 
 
Nós, portanto, estando muito agradados com o zelo com que praticam a hospitalidade, com bondade paternal, acolhemos a tua instância e PROCLAMAMO A ABERTURA E EREÇÃO CANÔNICA DA ORDEM DE MALTA com a autoridade das presentes letras e ORDENAMOS que estejam de agora em diante sob a tutela da Santa Sé Apostólica. Ordenamos, portanto, que sejam mantidos para sempre e integralmente todos os bens que, com o objetivo de acudir às necessidades dos peregrinos e dos pobres, tenham sido adquiridos pela dita Ordem na sequência da tua solicitude e perseverança nas Igrejas de Roma ou nas circunscrições de outras cidades, ou ainda que te tenham sido oferecidos por qualquer pessoa piedosa ou que no futuro, pela Graça de Deus, te sejam doados ou que tu adquiras por um qualquer modo justo ou, ainda, todas as coisas que te sejam concedidas a ti ou aos teus sucessores e aos irmãos ocupados no cuidado aos peregrinos pelos veneráveis irmãos Bispos.

Além disso, confirmamos a ti e aos teus sucessores para sempre, os quais deverão devotar-se ao trabalho hospitalário com piedade e seriedade, por teu intermédio, todas as honras ou posses. Decretamos que permaneçam perpetuamente sob a tua subordinação e à tua disposição e dos teus sucessores, como se encontram hoje, os territórios situados nas regiões do Ocidente e Jerusalém. Por fim, rogo que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo recaia sobre todos aqueles que procederem com justiça para com a Ordem, e que aqui possam receber a recompensa pela boa conduta e perante o Juiz Universal. 

Pela intercessão de São Pedro - cujo sucedo - e dos demais Apóstolos de Nosso Senhor Jesus Cristo - envio minha saudação e a Pia Bênção Apostólica.
 
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos dezoito dias do mês de dezembro de 2023, primeiro deste meu Pontificado.    
 
+ Benedictvs Pp. IX
Pontifex Maximvs