Carta Apostólica à V. M. F. o Rei Eduardo de Portugal

    

CLEMENS, EPISCOPVS
SERVUS SERVORUM DEI 

À VOSSA MAJESTADE FIDELÍSSIMA,
O REI EDUARDO DE PORTUGAL

E A TODO O POVO LUSITANO

Sexta-feira, 01 de Setembro do ano de 2023

Vossa Majestade Fidelíssima,

Estendemos nossas saudações ao Ministro das Relações Exteriores, à corte portuguesa e a todo povo português.

Quase sempre, na riquíssima história do Reino de Portugal, houve um Rei católico. Vossa Majestade, além de católico praticante, resgata a sociedade europeia, a cada instante, a salvação da cultura da Santa Igreja, tendo também profundos laços com a Santa Sé.

Sua colaboração conosco e o seu profundo catolicismo, Majestade, nos oferecem uma oportunidade bem-vinda de expressar nossas congratulações ao senhor e a todo o povo português. Em reinados anteriores no Reino de Portugal, desencadeou-se uma grande crise econômica e moral, que, em seu período de tempo como Rei de Portugal, reverteu-se em um próspero crescimento. Além do crescimento econômico, tivemos o resgate da moral cristã do povo e pessoal do líder, refletindo-se na atuação da Santa Igreja Católica em território Português, que é de agrado. 

Aproveito esta carta para cordialmente congratular Vossa Majestade, em ocasião  da sua Solene Coroação Real.

Portanto, esperamos que o povo português sempre deixe sua prosperidade econômica e social na mesma medida que a prosperidade religiosa e moral. Invoco sobre este início, sobretudo, a proteção da Mãe de Deus, tão amada e venerada em todo o território português, e a Padroeira da Nação, Imaculada Conceição e concedo de coração ao Rei, à sua família, aos seus colaboradores e ao amado povo da Português, a Bênção Apostólica.

Rogamos a Deus Onipotente para que derrame suas infinitas bênçãos sobre Portugal e seu Líder.

Em Cristo,

CLEMENTE PP. IX
Summus Pontífex,

Eu o subscrevi, 

+ Dimitri Piccolomini Abramov
Secretário de Estado do Vaticano