Administrado pelo Dicastério para os Textos Legislativos, na pessoa do Prefeito D. Agnelo Rossi

.

Bula Pontifícia Communionem et Sapientiae – Pela qual se cria a Arquidiocese de Freiburg

  

 IOANNES PAVLVS, EPISCOPVS 
SERVUS SERVORUM DEI 

BULA PAPAL COMMUNIONEM ET SAPIENTIAE

PELA QUAL SE DECRETA A INSTALAÇÃO DA
ARQUIDIOCESE DE FREIBURG
(Friburgo)
 
A todos os que este decreto lerem, saudação e benção apostólica!

Da Cátedra de São Pedro, que por providência divina recebemos, voltamos nossos olhares aos serviços da Santa Igreja e todas as suas necessidades, neste orbe habbiano.

Através do avanço do tempo, nós somos desafiados a cada vez mais a trabalharmos intensamente para a edificação do Reino de Deus, acentuarmos a missão da Santa Igreja e atendermos com diligência a cada âmbito que ela compreende. E dado o crescimento do trabalho ativo do clero, somos mais uma vez chamados a esta função, devido a grande demanda de trabalho, para suprirmos intensamente as necessidades insurgentes, que resulte em um bom funcionamento.

Com base na divisão geográfica das Igrejas Particulares, queremos incentivar a criação de cada uma através de cada região de modo singular, para expressarmos a unidade entre as diversas culturas e realidades pastorais distintas. Assim, fazemos a todos conhecerem e a compartilharem entre si, os desafios perante as realidades cotidianas recorrentes em cada uma dessas regiões em suas particularidades.

Formalizado o fechamento da Arquidiocese Metropolitana do Rio de Janeiro, no sudeste brasileiro, visto que neste território está presente a Arquidiocese de São Paulo, decidimos por bem prover a criação da ARQUIDIOCESE DE FREIBURG (Archdiocesis Friburgensis), na Alemanha, de modo que a partir de agora esteja expressa a unidade da Igreja na diversidade de povos.

Para isto, nomeamos e confiamos a esta missão, o excelentíssimo irmão Dom Gustavo Melchior, que deverá pastorear o povo daquela porção do Reino de Deus, se dedicando ao máximo para que todo o trabalho seja devidamente prestado. Recordamos que o mesmo deve receber toda iniciação prevista em nossos direitos canônicos, para adequadamente exercer esta função.

Por fim, solicitamos a este nosso irmão, que seja pastor diligente para o povo alemão, e de modo irrepreensível o leve ao redil de Cristo, Supremo e Bom Pastor, o qual deverá buscar assemelhar-se insistentemente.

Dado em Roma, junto a São Pedro, no vigésimo segundo dia do mês de setembro, no ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2023, primeiro de nosso Pontificado.

+ Ioannes Pavlvs Pp. III
Pontifex Maximvs