Administrado pelo Dicastério para os Textos Legislativos, na pessoa do Prefeito D. Agnelo Rossi

.

Bula Pontifícia Custodi Gregem Dei – Pela qual se cria o Patriarcado de Veneza

   

 IOANNES PAVLVS, EPISCOPVS 
SERVUS SERVORUM DEI 

BULA PAPAL CUSTODI GREGEM DEI

PELA QUAL SE DECRETA A INSTALAÇÃO DO
PATRIARCADO DE VENEZA
 
A todos os que este decreto lerem, saudação e benção apostólica!

"Velai sobre o rebanho de Deus, que vos é confiado. Tende cuidado dele, não constrangidos, mas espontaneamente; não por amor de interesse sórdido, mas com dedicação; não como dominadores absolutos sobre as comunidades que vos são confiadas, mas como modelos do vosso rebanho. E, quando aparecer o supremo Pastor, recebereis a coroa imperecível de glória." (I Pe. 5, 2-4) Contudo, compete ao bom pastor dar a vida pelas suas ovelhas (Jo 10, 11) para santificação do seu rebanho.

Examinado a necessidade de erigir o Patriarcado de Veneza, autorizou o Sacro Colégio dos Cardeais, em Consistório, a aprovar, através de unanimidade da sua instalação. Por conseguinte, do alto da Cátedra do Apóstolo Pedro onde detenho a autoridade suprema, no uso do meu supremo poder temporal sobre a Igreja e toda a terra, EREGIMOS e CONSTITUÍMOS o Patriarcado de Veneza, dando a este território os seus devidos cuidados canônicos e eclesiásticos.

De igual modo, NOMEIO, para a função de Patriarca de Veneza o excelentíssimo senhor Lukke Muller, atribuído ao uso das insígnias e direitos para a função que lhe está incumbida. Exortamos-te, em síntese, excelentíssimo senhor Lukke, o surreal ofício, labor e dedicação em comunhão com os fiéis e o clero pertencente a este rebanho; recorda-te, querido, de servir o povo de Deus e conduzi-los à Santidade, como o nosso Pai é Santo (Mt 5, 48). 

Dado em Roma, junto à São Pedro, no dia 22 de Setembro do ano de 2023, primeiro de meu Pontificado.

+ Ioannes Pavlvs Pp. III
Pontifex Maximvs