Carta Pontifícia Filii Traditionis - Acerca do Legado Pontifício para a Fraternidade Sacerdotal de São Pio X

 
IOANNES PAULUS Pp. II
ROMANUS EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

A quantos lerem esta CARTA,
paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo
e fé na missão católica de pastorear o Povo de Deus.

Cidade do Vaticano, 01 de Maio de 2024

Eminentíssimo Cardeal Superior da Fraternidade Sacerdotal de São Pio X DOM JOSEPH GHISLIERI,
Reverendíssimo Monsenhor Legado Pontifício ALFREDO POSTMA,

Para mim é um grande prazer escrever a vós, sobretudo na presente data, tendo em vista que o labor das mãos do Patrono da Igreja se infundiu em toda a comunidade dos crentes, sobretudo naqueles que experimentam o tão sublime dom do espírito de viver conforme as primícias do Santo Paráclito. Dirijo a cada um de vós a minha cordial saudação, em especial ao ti, querido irmão na púrpura cardinalícia, fundador e superior geral desta comunidade de fé.

Meu primeiro pensamento dirige-se a vós para, como pai, entender a vossa necessidade no hodierno. Em nosso último encontro, vinte quatro horas após minha subida ao Trono Petrino, discutimos acerca da nossa união e do nosso comprometimento em divulgar este corajoso apostolado que, quando realizado por homens de coração honesto e sincero, torna-se molde para aqueles que desejam viver segundo o Santo Evangelho. Meus venerados predecessores Bento e João experimentaram convosco o sublime sentimento da instituição pedagógica original de Comunhão, sobretudo no que tange ao vosso modo de vida. Contudo, por não estar na Cidade Eterna, mas em missão como Arcebispo Metropolitano de São Paulo, no Brasil, não me fiz presente nessas experiências.

Por isso, envio como Legado Pontifício para elaborar um relatório completo, imparcial e suscinto acerca da vossa forma de vida e experiência de fé dentro da Santa Igreja Romana, o Monsenhor Alfredo Postma, anteriormente meu secretário pessoal. O estimado reverendo sempre denotou conhecimentos próprios acerca das diversas formas de vida presentes dentro da Igreja Romana, demonstrando sempre imparcialidade e coragem evangélica para, se oportuno, ponderar pontos necessários para um melhor aprofundamento da fé. Envio-o como um irmão no meio de vós. Ele experimentará, em interior teor, de vossa vivência quotidiana. 

Despeço-me invocando as bençãos de Deus sobre a comunidade da Fraternidade Sacerdotal, refirmando nosso compromisso com o Magistério da Igreja. Conto com vossas orações e vosso apoio nessa empreitada.

Dado em Roma, junto de São Pedro, sob o nosso selo e nosso brasão de armas, no dia 01 de Maio do Ano Santo da Fé de 2024, Festa de São José Operário, o primeiro de pontificado.

Ioannes Paulus Pp. II