Carta Pontifícia Nuntius Papalis - Acerca do Legado Pontifício para o Brasil

 
IOANNES PAULUS Pp. II
ROMANUS EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

A quantos lerem esta CARTA,
paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo
e fé na missão católica de pastorear o Povo de Deus.

Cidade do Vaticano, 01 de Maio de 2024

Eminentíssimo Cardeal Arcebispo de São Paulo DOM ODILO PEDRO SCHERER,
Excelentíssimo Bispo Legado Pontíficio DOM EDUARDO MARTINEZ SOMALO,
Excelentíssima Presidente da República NAIR ARÁUJO,

Amados irmãos, tendo observado a necessidade de estreitarmos os nossos laços e visando o melhor para o povo de Deus, tendo refletido em meu interior e com Dom Ambrósio Diofante, Secretário de Estado do Vaticano, sentimos  a necessidade de nos fazermos presente em âmbitos diferentes mas com propósito semelhantes. Há um tempo, desde quando fui antecessor de Vossa Eminência, Dom Odilo, me fiz presente nas dores da população habbletiana, buscando compreender a necessidades pastorais, mas hoje, observando de uma forma secundária, compreendo que a nossa missão vai além da necessidades pastorais chega a beirar a forma política, de forma específica em necessidades Diplomáticas.  Com isso em mente, como já citei nessas letras, olhando de forma conjunta com o lado político da Santa Sé, representado pelo Secretário de Estado, analisamos um nome em especial que demostrou sempre um cuidado político e pastoral, sendo amplamente qualificado em ambos os lados. 
 
Pois bem, afim de cuidar e fazermos mais próximos, estarei enviando Dom Eduardo Martinez Somalo como Legado Pontifício, fazendo-se como a pessoa do Papa em meio aos senhores, na intenção de conhecer a necessidade da República Democrática do Habblet e dando suporte ao Arcebispo de São Paulo em relação ao Colégio Presbiteral, auxiliando-o sempre nesta parte pastoral e auxiliando, como Igreja, no zelo político, afinal, nós seres humanos, políticos por natureza. 

Despeço-me invocando as bençãos de Deus sobre o povo do Habblet e da Arquidiocese de São Paulo. Conto com vossas orações e vosso apoio nessa empreitada.

Dado em Roma, junto de São Pedro, sob o nosso selo e nosso brasão de armas, no dia 01 de Maio do Ano Santo da Fé de 2024, Festa de São José Operário, o primeiro de pontificado.

Ioannes Paulus Pp. II